Bons Negócios com O Sócio – 4º Temporada – Episódio 2


Fonte: Dilascia Clothing
No programa exibido no dia 02 de Maio, conhecemos a Dilascia Clothing, uma grife de roupas californiana, especializada em camisetas estampadas com ideias divertidas.
Patrick fundou a marca em 2008, fez um site, montou uma loja, e principalmente, fechou negócio com grandes varejistas. A empresa cresceu ao longo dos anos e seus modelos faziam sucesso com o público, no entanto, após o fechamento do seu principal cliente, as vendas começaram a cair e as dívidas a aumentar.
Vamos constatar, que apesar da criatividade ser fundamental para qualquer empresa, quando se enfrenta uma crise ou contratempo é que se verifica sua solidez. O negócio pode ter um diferencial e uma boa ideia, mas é preciso ter planejamento e organização para mantê-lo.
Na sequência, veremos de que forma Marcus Lemonis e sua equipe ajudaram Patrick a voltar a fazer bons negócios com a Dilascia Clothing.
*insight 1: uma boa ideia precisa de planejamento e organização
Pessoas – Ofereça mais que um Emprego
A Dilascia passou a ser uma empresa familiar logo nos seus primeiros anos. Kelly e Dan, irmãos mais velhos de Patrick, mudaram para Los Angeles para auxiliarem nas atividades do negócio que estava em crescimento.
O envolvimento familiar era positivo, mas o comportamento super protetor dos irmãos, começou a gerar problemas nos processos.
Problema: Kelly e Dan, frequentemente, interferiam no processo de criação e eram condizentes com decisões administrativas de Patrick, mesmo contrariados.
Solução: Marcus redefiniu os papéis e Patrick ficou responsável, exclusivamente, pelo desenvolvimento e criação.
Resultado: Os conflitos internos diminuíram e cada um passou a se sair melhor na sua função.
* insight 2: as pessoas certas nos lugares certos.
Inclua seu Produto no Plano de Negócios
Os produtos da Dilascia estavam divididos em 3 segmentos: masculino, infantil e feminino.
A diversificação era comum, como na maioria das marcas de moda, entretanto, o volume de vendas do segmento feminino correspondia à apenas 20% do faturamento.
O segmento de vestuário feminino nos Estados Unidos é o dobro do masculino, e com certeza, a Dilascia precisava de um plano de ação para aproveitar esse cenário.
Problema: Baixo volume de vendas no segmento feminino.
Solução: Aumento do variedade de peças femininas. Pesquisa de campo com amostras da nova coleção para coleta de feedback das clientes antes da produção e lançamento.
Resultado: Nova coleção feminina com qualidade e variedade direcionada para seu público.
* insight 3: escute seu cliente e pesquise o mercado.
Bons Negócios com Processos Otimizados
Os processos de criação/produção e o canal de vendas foram os principais problemas encontrados por Marcus.
Processo de Criação/Produção
A criação das peças não seguiam nenhum critério, moldes (telas de estamparia) eram fabricados antes mesmo que as roupas pudessem validadas e aperfeiçoadas.
Essa falta de critério inflacionava os custos de desenvolvimento: desperdício de tecidos com amostras, má utilização do tempo de criação e alto custo para armazenagem de peças sem giro.
Problema: Falta de critério para criação. Alto custo de desenvolvimento e produção.
Solução: Marcus mostrou à Patrick as vantagens que um processo de criação com etapas e prioridades pode resultar. A produção iniciaria apenas após a validação dos testes de campo.
Resultado: Um processo de criação e produção interligados permitiram maior assertividade na escolha de produtos e, consequentemente, maior margem de lucro para o negócio.
Canal de Vendas
A loja física da Dilascia acumulava perdas mês a mês, enquanto o canal de vendas online e rede de distribuição, tinham desempenho satisfatório.
Problema: Perdas constantes na loja física.
Solução: Marcus encontrou um novo local com aluguel mais baixo para o escritório e fechou a loja física.
Resultado: O fechamento da loja física não afetou o faturamento e aumentou a rentabilidade.
* insight 4: avalie os canais de vendas.
Em Resumo

Dilascia Clothing
A Dilascia, apesar de ser uma marca conhecida, possuía pouca variedade de produtos e pouco explorava o melhor segmento do seu mercado.
No entanto, com a ajuda de Marcus Lemonis e sua equipe; valorizou suas pessoas, aperfeiçoou seus produtos, e otimizou seus processos; saindo da crise e voltando a crescer.
Insights para Bons Negócios
* uma boa ideia precisa de planejamento e organização.
* as pessoas certas nos lugares certos.
* escute seu cliente e pesquise o mercado.
* avalie os canais de vendas.
Dicas de Negócios
Defina o planejamento para situações de crise e avalie com frequência os seus canais de venda!
Capacite-se. Procure treinamentos que possam te ajudar a ganhar tempo e fazer bons negócios.
Este foi o #diretoaoPonto de hoje. Gostou?
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