Como Gerar Receita e Engajamento em Congressos Médicos utilizando Tecnologia

por | Empreendedorismo

Os congressos médicos são excelentes oportunidades de negócios para empresas organizadoras de eventos devido a frequência, cada vez maior, com que eles ocorrem em todo o país.

O grande objetivo de um congresso é a discussão de temas de grande relevância de uma determinada área, para geração de conhecimento e a produção de insumos que poderão ser aplicados de maneira prática no dia-a-dia.

No entanto, o conhecimento e insumos gerados, perdem grande parte de seu potencial se não for possível alcançar um grande número de pessoas, e principalmente, fazer com que os participantes interajam de forma relevante antes, durante e após o encerramento dos congressos.

Os organizadores de um congresso médico sabem a importância de produzir um evento que atenda:

  1. A expectativa do contratante de amplificar o alcance do seu conteúdo e aumentar o engajamento do seu público.
  2. O interesse da própria organizadora de oferecer um serviço de qualidade e alcançar ou superar o retorno sobre investimento esperado.

Custos Extras de um Congresso

Para produção e divulgação de um congresso, toda empresa organizadora, precisa de um planejamento detalhado de todos os custos que estarão envolvidos no projeto.

A principal dificuldade nesse processo é estimar os custos extras gerados para solucionar eventuais problemas durante a execução, tais como:

  • Mudanças de Agenda
  • Solicitações Personalizadas
  • Falhas de Comunicação
  • Entre outros.

A falta de uma solução de tecnologia integrada pode comprometer todo planejamento de custos.

Como por exemplo:

  • Para resolver uma mudança de agenda: onde as informações são, basicamente, divulgadas através de papel impresso ou com auxílio de recepcionistas, sendo necessário a impressão de material adicional e a contratação de mão de obra extra.
  • E também, quando o cliente faz solicitações personalizadas: como um serviço de QR Code para coleta de dados ou um software de Pesquisa; onde o organizador necessita contratar um ou mais fornecedores, impactando a gestão do evento e aumentando o risco de falhas.

Identificadas algumas dessas dificuldades e gargalos que podem comprometer o sucesso da organização de um congresso.

Qual a melhor solução para a gestão de um congresso?

Uma solução com diversas funções integradas e compatível com tablets e smartphones.

As Vantagens de um Aplicativo Mobile

A utilização de um aplicativo mobile para gestão e divulgação de um congresso é a solução que vem gerando os melhores resultados no mercado.

Com apenas um único aplicativo personalizado para o seu evento, como o da mobLee, o organizador conta com funcionalidades essenciais de gestão e divulgação, sem a necessidade de contratação de diferentes fornecedores.

Reduzindo Custos e Gerando Receita

Falando de números, e principalmente, sobre a redução de custos e aumento do ROI, o aplicativo conta com as funcionalidades:

Redução de Custos

  • Agenda acessível e atualizada: todos os itens de programação do seu evento em uma agenda dinâmica e facilmente atualizável.
  • Canal único de informação: os participantes podem se informar e se comunicar acerca do evento, evitando distrações com outras mídias sociais e fontes de informação que possam não ser tão confiáveis.
  • Dados Centralizados: os dados gerados pelo uso do aplicativo oficial do seu evento ficam compilados, criando relatórios inteligentes repletos de gráfico,s e insights que levarão a compreensão sobre o seu público a um novo patamar.

Geração de Receita

  • Divulgação: ofereça aos seus parceiros a possibilidade de divulgar suas marcas, produtos e serviços diretamente para o smartphone dos usuários.
  • Captação de Patrocínio: aproveite o maior alcance que o aplicativo oferece para conseguir maiores cotas de patrocínio.

Em Resumo

Uma solução mobile integrada, além das funcionalidades mostradas acima, conta com muitos outros recursos como:

  • Engajamento: perfis personalizados, rede social integrada, troca de mensagens e agendamento de reuniões.
  • Eficiência: agenda interativa, timeline de notícias, listas dinâmicas e espaço para feedback.
  • Inteligência: perfis mais visualizados e itens de programação favoritos.

Com todos esses recursos e o potencial de monetização é possível que seu aplicativo, não só se pague, como ainda gere receita adicional.

Alguns cases de sucesso tem mostrado o famoso ganha-ganha no uso de aplicativos, como o do Congresso de Hepatologia do Milênio.

A experiência do idealizador do evento,  Dr. Raymundo Paraná, também ajuda a desmitificar o receio com a aceitação do público mais velho as novas tecnologias.

Os dados mostraram que o congresso teve um número expressivo de utilização do aplicativo para os padrões do mercado brasileiro de eventos.

Dr. Raymundo Paraná

Estes foram apenas alguns dos bons motivos para utilizar tecnologia, e mais precisamente, um aplicativo mobile para o sucesso na organização do seu evento.

Para mais informações e dicas sobre congressos e eventos acesse o Blog da mobLee.