O Sócio – 4º Temporada – Episódio 1

por | Empreendedorismo

Olá Empreendedores de Sucesso, hoje no #diretoaoPonto falaremos sobre o Episódio 1 da Nova Temporada do programa O Sócio (The Profit) do Canal History.

Para aqueles que ainda não conhecem esta excelente série para empreendedores, a cada episódio, o empresário Marcus Lemonis, dono de um império nos Estados Unidos e com uma fortuna avaliada em mais de 2 bilhões de dólares, visita empresas com dificuldades financeiras e arrisca o seu próprio dinheiro para resolver estes problemas.

Marcus defende que toda empresa deve priorizar ProdutoProcessos e Pessoas para alcançar o sucesso.

Durante o programa ele aplica toda sua experiência em negócios utilizando estes conceitos (produtos, pessoas e processos) para recuperar empresas à beira da falência e ,claro, ganhar dinheiro $$$.

Como sabemos, de toda história se tira uma boa lição!!

Porque não aproveitamos essas informações para aplicar em nossos Negócios de Sucesso?


Em foco

Farrell's_Ice_Cream_Parlour

No programa exibido no dia 25 de Abril, conhecemos a Farrell´s Ice Cream Parlour, uma lendária sorveteria americana fundada em 1963, que depois de algumas trocas de comando, teve sua marca adquirida pelos sócios Mike e Paul.

Mike e Paul, apesar da pouca experiência no ramo, investiram seu capital para recuperar a história da marca e inauguraram diversas lojas da franquia.

Infelizmente, apesar de toda dedicação, a estratégia de expansão acelerada e a falta de capacitação resultou em um prejuízo de mais 1 milhão de dólares, fazendo com que Marcus Lemonis fosse chamado para aplicar seus conceitos e recuperar o negócio.

* insight 1: falta de capacitação no ramo escolhido é umas das principais causas de falência das empresas

A Farrell´s tem sua receita dividida em 3 segmentos:

O tradicional Sorvete.

Uma Doceria na entrada da loja com variada oferta de doces.

O Restaurante que comercializa lanches e bebidas.

Marcus identificou problemas em todos os segmentos mas também encontrou algumas soluções interessantes usando seu conceito de ProdutoProcessos e Pessoas.

Vamos conferir?


 Produto

 Sorvete

Problema: A receita do sorvete não era original. O produto comprado era de baixa qualidade, não era exclusivo e podia ser encontrado em outros estabelecimentos.

Solução: Desenvolvimento de um produto exclusivo em parceria com um fabricante terceirizado utilizando a receita original.

Resultado: O produto de qualidade e exclusivo voltou a ser um diferencial e voltou a atrair clientes para o negócio.

#alimentação #qualidade # diferencial

* insight 2: baixa qualidade e falta de diferencial

Doceria

Problema: O sortimento era composto por diversos produtos de baixa qualidade e sem identificação com a proposta da marca.

Solução: Realização de feedback com clientes e pesquisa de mercado (visitou uma loja da Universal Studios em Hollywood). Substituiu os produtos sem identificação por doces e chocolates de qualidade de docerias tradicionais.

Resultado: O melhor sortimento e a maior identificação com a proposta da marca foi um sucesso de vendas.

#doces #sortimento #identificação

* insight 3: escute seu cliente e pesquise o mercado. 


Processos

 Restaurante

Problema: reposição de estoque e apresentação dos pratos

Solução: negociou diretamente com os distribuidores a compra dos principais alimentos, e visitou uma renomada lanchonete para avaliar a apresentação dos pratos.

Resultado: redução de custos na aquisição de produtos e melhor harmonização na apresentação dos pratos.


Pessoas

 Doceria

Problema: a gerente de RH acumulava dupla função e também gerenciava a Doceria mesmo sem conhecimento no setor.

Solução: realocação da Gerente de Marketing que tinha boas idéias e era a mais capacitada para a função.

Resultado: A Doceria passou a ter um destaque maior no negócio e as estratégias de troca de produtos e otimização de processos pôde ser realizada com sucesso.

Restaurante:

Problema: Os sócios eram responsáveis por gerenciar as atividades operacionais das lojas; como possuíam outras funções; ocorriam muitas falhas que afetavam o dia-a-dia do negócio.

Solução: Marcus cedeu 5 % da sua parte no negócio para o melhor gerente regional, atribuindo a ele, a responsabilidade de gerenciar todas as lojas do grupo.

* insight 4: as pessoas certas nos lugares certos. 


Em Resumo

A Farrell´s Ice Cream, apesar de ser uma marca tradicional e muito conhecidaenfrentava diversos problemas financeiros e estava a beira da falência.

No entanto, com a ajuda de Marcus Lemonis e sua equipe, aperfeiçoou seus produtos, otimizou seus processos e valorizou suas pessoas, saindo da crise e voltando a crescer.

Insights do Episódio

* insight 1: falta de capacitação no ramo escolhido é umas das principais causas de falência das empresas.

* insight 2: baixa qualidade e falta de diferencial.

* insight 3: escute seu cliente e pesquise o mercado .

* insight 4: as pessoas certas nos lugares certos. 

Fica a dica

Pesquise atentamente o seu mercado de atuação!

Capacite-se. Procure treinamentos que possam te ajudar a ganhar tempo e fazer do seu negócio um sucesso.

Este foi o #diretoaoPonto de hoje. Gostou?

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