Bons Negócios com O Sócio – 4º Temporada – Episódio 2

por | Empreendedorismo

 

No programa exibido no dia 02 de Maio, conhecemos a Dilascia Clothing, uma grife de roupas californiana, especializada em camisetas estampadas com ideias divertidas.

Patrick fundou a marca em 2008, fez um site, montou uma loja, e principalmente, fechou negócio com grandes varejistas. A empresa cresceu ao longo dos anos e seus modelos faziam sucesso com o público, no entanto, após o fechamento do seu principal cliente, as vendas começaram a cair e as dívidas a aumentar.

Vamos constatar, que apesar da criatividade ser fundamental para qualquer empresa, quando se enfrenta uma crise ou contratempo é que se verifica sua solidez. O negócio pode ter um diferencial e uma boa ideia, mas é preciso ter planejamento e organização para mantê-lo.

Na sequência, veremos de que forma Marcus Lemonis  e sua equipe ajudaram Patrick a voltar a fazer bons negócios com a Dilascia Clothing.

*insight 1: uma boa ideia precisa de planejamento e organização

Pessoas – Ofereça mais que um Emprego

 

A Dilascia passou a ser uma empresa familiar logo nos seus primeiros anos. Kelly e Dan, irmãos mais velhos de Patrick, mudaram para Los Angeles para auxiliarem nas atividades do negócio que estava em crescimento.

O envolvimento familiar era positivo, mas o comportamento super protetor dos irmãos, começou a gerar problemas nos processos.

Problema: Kelly e Dan, frequentemente, interferiam no processo de criação e eram condizentes com decisões administrativas de Patrick, mesmo contrariados.

Solução: Marcus redefiniu os papéis e Patrick ficou responsável, exclusivamente, pelo desenvolvimento e criação.

Resultado: Os conflitos internos diminuíram e cada um passou a se sair melhor na sua função.

* insight 2: as pessoas certas nos lugares certos. 

Inclua seu Produto no Plano de Negócios

 

Os produtos da Dilascia estavam divididos em 3 segmentos: masculino, infantil e feminino.

A diversificação era comum, como na maioria das marcas de moda, entretanto, o volume de vendas do segmento feminino correspondia à apenas 20% do faturamento.

O segmento de vestuário feminino nos Estados Unidos é o dobro do masculino, e com certeza, a Dilascia precisava de um plano de ação para aproveitar esse cenário.

Problema: Baixo volume de vendas no segmento feminino.

Solução: Aumento do variedade de peças femininas. Pesquisa de campo com amostras da nova coleção para coleta de feedback das clientes antes da produção e lançamento.

Resultado: Nova coleção feminina com qualidade e variedade direcionada para seu público.

* insight 3: escute seu cliente e pesquise o mercado.

Bons Negócios com Processos Otimizados

 

Os processos de criação/produção e o canal de vendas foram os principais problemas encontrados por Marcus.

Processo de Criação/Produção

A criação das peças não seguiam nenhum critério, moldes (telas de estamparia) eram fabricados antes mesmo que as roupas pudessem validadas e aperfeiçoadas.

Essa falta de critério inflacionava os custos de desenvolvimento: desperdício de tecidos com amostras,  má utilização do tempo de criação e alto custo para armazenagem de peças sem giro.

Problema: Falta de critério para criação. Alto custo de desenvolvimento e produção.

Solução: Marcus mostrou à Patrick as vantagens que um processo de criação com etapas e prioridades pode resultar. A produção iniciaria apenas após a validação dos testes de campo.

Resultado: Um processo de criação e produção interligados permitiram maior assertividade na escolha de produtos e, consequentemente, maior margem de lucro para o negócio.

Canal de Vendas

A loja física da Dilascia acumulava perdas mês a mês, enquanto o canal de vendas online e rede de distribuição, tinham desempenho satisfatório.

Problema: Perdas constantes na loja física.

Solução: Marcus encontrou um novo local com aluguel mais baixo para o escritório e fechou a loja física.

Resultado: O fechamento da loja física não afetou o faturamento e aumentou a rentabilidade.

* insight 4: avalie os canais de vendas.

Em Resumo

Dilascia Clothing

Dilascia Clothing

A Dilascia, apesar de ser uma marca conhecida, possuía pouca variedade de produtos e pouco explorava o melhor segmento do seu mercado.

No entanto, com a ajuda de Marcus Lemonis e sua equipe; valorizou suas pessoas, aperfeiçoou seus produtos, e otimizou seus processos; saindo da crise e voltando a crescer.

Insights para Bons Negócios 

* uma boa ideia precisa de planejamento e organização.

* as pessoas certas nos lugares certos. 

*  escute seu cliente e pesquise o mercado.

*  avalie os canais de vendas.

Dicas de Negócios

Defina o planejamento para situações de crise e avalie com frequência os seus canais de venda!

Capacite-se. Procure treinamentos que possam te ajudar a ganhar tempo e fazer bons negócios.

 

Este foi o #diretoaoPonto de hoje. Gostou?

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