5 Dicas para manter sua Marca Empresarial forte

por | Novos Negócios

Manter a sua marca empresarial forte ao longo do tempo é fundamental para manter a consistência do seu negócio. Entenda sua missão, construa sua base, defina um processo de aprovação e mantenha sua marca autêntica.

 

Se você é como muitos líderes, os estágios iniciais do seu negócio exigiram muitas tomadas de decisão, desde decisões fundamentais, como seus principais serviços ou produtos, até as decisões sobre design.

Se você coloca uma tonelada de tempo em cada escolha ou rapidamente toma uma decisão para passar para o próxima, é seguro dizer que seu negócio evolui,  e por essa razão, a aparência e impressão da sua marca empresarial também pode mudar .

Se você pudesse lidar com isso, provavelmente você nem reconheceria o primeiro logotipo da Influence & Co. Gráficos, cores, fontes, logótipos e mensagens mudam ao longo do tempo, e isso é normal.

Mas depois de um tempo, os clientes que ficam com o seu negócio, ano após ano, esperam uma certa aparência. Com 90 por cento das decisões de compra tomadas subconscientemente, essa consistência é a chave para se conectar rápida e emocionalmente com os clientes à medida que sua empresa cresce.

Marcas como a Coca-Cola e a Nike conseguiram manter a consistência ao longo de décadas nos negócios. Mesmo com mudanças sutis no design ao longo dos anos, há um aspecto básico que permanece consistente.

Mas sua marca é mais do que um logotipo. É tudo o que representa a sua empresa, desde sua marca pessoal e o conteúdo que você criou para sua missão, os funcionários que humanizam sua marca e tudo o resto. À medida que cresce sua empresa, manter a consistência da sua marca pode ser um desafio. Aqui estão cinco dicas que podem ajudar:

1. Entenda sua missão

Desde o início, sua imagem de marca deve estar vinculada aos seus valores fundamentais, que muitas vezes se relacionam especificamente com o que você deseja que sua empresa faça para sua audiência e com o que se torne  ao longo do tempo.

Mesmo que você já tenha um logotipo e tenha projetado o site da sua empresa, você pode fazer pequenos ajustes para garantir que sua marca envie as mensagens certas aos membros da audiência sobre o que você faz e o que eles podem esperar se eles se envolverem mais.

Talvez você possa mudar drasticamente o logotipo uma vez, mas se isso acontecer diversas vezes, você arriscará mostrar uma marca sem identidade para o mercado. Coloque sua declaração de missão e valores fundamentais no papel e realize uma auditoria para garantir que seus materiais visuais se alinhem com eles.

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2. Construa a Base da sua Marca

Os modelos e as diretrizes que você pode personalizar da maneira como você planejou, tornam as coisas mais fáceis para você e seus funcionários, dando a todos um ponto de partida consistente ao criar conteúdo para sua marca.

Você pode usar (e personalizar) modelos simples para tudo, desde seus e-mails até as postagens de blog da sua empresa para cartões de visita. Um modelo de cartão de visita pode ser usado para centenas ou milhares de funcionários à medida que se juntam à sua organização.

O melhor de tudo, você assegurará que sua marca permaneça consistente ao longo dos anos para qualquer publicação impressa ou eletrônica gerada.

3. Defina um Processo de Aprovação Consistente

Nos primeiros dias, o seu processo de aprovação provavelmente foi bastante simples: você assinou tudo. Todas as opções de marca escolhidas pela sua empresa, desde papel timbrado até cartões de visita para conteúdo em seu site, receberam o avanço por você e seu co-fundador.

Mas à medida que sua equipe cresce, isso se torna mais complicado, e  fracamente, parece perda de tempo.

Você não precisa passar o tempo chamando cada envolvido, quando alguém em sua equipe pode assumir a liderança – desde que ele tenha a informação certa para tomar essas decisões.

É importante definir um processo de aprovação que proteja sua imagem sem criar uma tonelada de trabalho adicional para seus funcionários e parceiros.

Estabeleça um pequeno comitê e use ferramentas de colaboração para evitar atrasos em validar as aprovações. Seu diretor de marketing é provavelmente um dos seus melhores recursos nesta área porque está em contato com a sua marca e seus clientes a maior parte do tempo. Se você tem um diretor criativo, essa pessoa também pode ser importante.

 

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4. Não esqueça dos seus Produtos e Serviços

Ao longo do tempo, os produtos e serviços que sua empresa oferece podem, facilmente, perder a identificação com a sua marca. A diretoria pode cortar custos materiais para reduzir orçamentos, ou pode trocar de fabricantes ou terceirizar serviços para um fornecedor não confiável.

É triste dizer, mas pode acontecer, e se o fizer, sua marca pode sofrer tanto quanto (se não mais do que) seria se alguém usasse a fonte errada ou fizesse uma grande mudança no seu logotipo.

Defina procedimentos de garantia de qualidade e realize regularmente auditorias para garantir que você esteja mantendo seus próprios padrões elevados.

5. Mantenha sua marca autêntica

Sua marca empresarial se estende além do que seus clientes vêem; ela é também sobre todos no seu time. Se suas comunicações internas tiverem o mesmo tom de mensagens, em geral, que as suas comunicações externas, você manterá consistência ao redor.

Não só sua equipe estará melhor equipada para entregar o que sua mensagem prometeu, mas também se sentirá mais conectada à sua marca. Além do seu conteúdo e da aparência das suas interações com os funcionários, assegure-se de que sua cultura de trabalho espelha a imagem da sua empresa, quer seja que seja abotoado e profissional, casual e alegre, ou algo intermediário.

Fazer isso exige que sua marca seja autêntica; As pessoas podem ver através dela e seus funcionários provavelmente irão vê-la mais rápido do que qualquer pessoa se suas mensagens para o seu público externo forem diferentes das suas.

A consistência é fundamental para qualquer esforço de marketing. Se sua empresa criou sua aparência geral ou ainda está trabalhando nela, tenha tempo para garantir que você entenda sua missão e transmita-a claramente em sua mensagem. Ao longo do tempo, seu próprio time virá para entender completamente a imagem e a consistência de sua empresa virá naturalmente para eles.

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Está é uma tradução livre do artigo de John Hall, CEO da Inflence & CO e autor do livro “Top of Mind”

Fonte: https://www.forbes.com